Close

22 de Julho, 2019

Seguradoras abordam Seguros Patrimoniais

A ASAN, em parceria com a Advanta Global Services, realizou em Luanda, nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2019, um seminário sobre Seguros Patrimoniais que visou proporcionar aos participantes uma visão ampla e prática dos Seguros de Património, através de uma abordagem conceptual aos princípios gerais e modalidades das coberturas suportada por casos práticos reais em Angola.

O evento teve como orador principal o Eng.º Manuel Rebelo da Silva, Liaison Adjuster para os países de língua portuguesa e Coordenador Regional para África da Advanta Global Services, e contou também com a participação do Eng.º António Carvalho, especialista na investigação científica da origem dos sinistros de incêndio e de furto ou roubo.

O tema em destaque deste seminário teve por base as lições aprendidas dos grandes incêndios ocorridos em Angola em 2017 e 2018 e a partir daí foram abordados os diversos tipos de apólices – Incêndio, Multi-Riscos, All Risks, Coberturas, Condições e Exclusões – Bens Seguráveis, Riscos Excluídos, Capitais a Segurar e Metodologias de Valorização, Avaria de Máquinas e Equipamento Electrónico, Perdas de Exploração e Gestão, Inspecção e Análise de Riscos.

A apresentação dos assuntos foi sempre apoiada com exemplos e casos práticos, tendo em vista partilhar experiências que possam servir a indústria dos seguros tanto nas fases de subscrição como na de regularização de sinistros, na perspectiva da Seguradora, do Corretor e do Segurado.

As seguradoras angolanas cobriram os danos dos incêndios de grande dimensão ocorridos entre 2017 e 2018, em Luanda, de que resultaram prejuízos avaliados em 110 milhões de dólares, referentes a quatro grandes incêndios. A maior parte destes prejuízos foi coberto pelas Seguradoras Angolanas e tiveram o suporte adequado dos Resseguradores.
No que se refere às lições aprendidas, esses casos permitiram melhorar a protecção dos riscos, os materiais utilizados, as características das construções e a formação das pessoas para a prevenção e combate aos incêndios.

O evento teve a participação de cerca de 120 participantes de entre técnicos das Seguradoras, Subscritores, Comerciais, Gestores de Clientes, Gestores de Sinistros, Peritos, Avaliadores, Gestores de Risco e Analistas de Risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *